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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Filhos da quarentena: Percepção de mães sobre o seu processo de maternagem e o desenvolvimento de seus filhos durante a pandemia
Andrezza Julie Bonowa; Tainá Aquino Henna; Marina Bento Gastaudb,c; Joana Corrêa de Magalhães Narvaeza
Páginas: 85 - 104

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a percepção de mães em relação ao seu processo de maternagem e desenvolvimento de seus bebês nascidos no período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, através de um estudo qualitativo de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 8 mulheres que tiveram filhos de janeiro a novembro de 2020. as quais foram acessadas através da técnica bola de neve utilizando cadeias de referência para a sua composição a partir da indicação de sujeitos da rede dos participantes. Para a realização da pesquisa foi feita uma entrevista semi-estruturada individualmente com cada participante. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo, considerada a abordagem analítica mais utilizada para pesquisas qualitativas. Os resultados foram subdivididos em seis categorias e vinte subcategorias, baseadas na vivência da maternagem e no desenvolvimento dos filhos, tais como o aumento do tempo das mães com seus filhos; a dificuldade da ausência da rede de apoio e do convívio social; os sentimentos de angústia e dúvida despertados por estar vivenciando uma pandemia; e a modificação das atividades rotineiras devido à pandemia. Como conclusão, destaca-se que a carência de uma rede de apoio e a falta de convívio social foi âmbito que unanimemente acarretou dificuldades para as mães nesse momento. No entanto, as participantes percebem o benefício de disponibilizarem mais tempo aos filhos e menos interferências de opiniões alheias em momentos mais íntimos. Sugere-se a continuidade mais aprofundada desse tema, pois o processo de quarentena ainda é um evento recente para estas mães, portanto, ainda podem decorrer impactos emocionais posteriores.

Descritores: Maternidade; Pandemia; Quarentena; Mãe-bebê; Desenvolvimento infantil